Casca de Ovo Como Suplemento de Cálcio para os Ossos

Casca de Ovo Como Suplemento de Cálcio para os Ossos

Sua vó dizia para comer casca de ovo triturada para melhorar os ossos (eu já ouvi isso)? Saiba a verdade sobre o assunto.

O Pó da Casca de Ovo pode ter um efeito positivo no metabolismo do osso.

Esse artigo (1), escrito em 2003 por 5 pesquisadores, baseado em estudos experimentais e clínicos, concluiu que o “Pó de Casca de Ovo é uma fonte natural de Cálcio e outros elementos (como o Estrôncio e Flúor) e que PODE ter um efeito positivo no metabolismo do osso”.

“Estudos experimentais e clínicos realizados até agora demonstraram um certo número de propriedades positivas do pó de casca de ovo, tais como efeitos anti-raquitismo em ratos e seres humanos. Um efeito positivo foi observado na densidade óssea em modelos animais de osteoporose pós-menopáusica em ratas ovariectomizadas.”

Essa última frase indica o resultado de estudos em ratas, logo não devemos aplicar sempre o mesmo resultado de animais em seres humanos. Temos organismos diferentes. PORÉM, o artigo ainda complementa:

“Estudos clínicos em mulheres pós-menopáusicas e mulheres com osteoporose senil mostraram que o pó de casca de ovo reduz a dor e reabsorção óssea, aumenta a mobilidade e a densidade óssea ou previne sua perda”.

O pó da casca de Ovo de Galinha parece ser realmente uma boa opção para suplementação de Cálcio.

Qual a dose e como consumir?

Um outro estudo (2) que testou maneiras diferentes de medir a dose certa e preparar o pó da casca de ovo para consumo, sugere que para suprir a necessidade diária de cálcio de um ser humano, é necessário metade de uma casca.

“Uma única casca de ovo de galinha contém 2.07 ± 0.18 g de Ca; portanto metade de uma casca de ovo pode fornecer a quantidade diária necessária para um ser humano adulto. A Melhor maneira de utilizar as cascas de ovos de galinha como suplemento de Cálcio é triturado para ser adicionado ao pão, pizza ou macarronada, assim dessa forma não houve alteração na textura e no sabor.”

Nota: 2.07 ± 0.18 g significa que a casca de ovo contém entre 1.89g e 2.25g

Nota 2: Fazer uma suplementação diária de cálcio com pó de ovo de galinha em pães, pizza ou macarronada é um “tiro no pé”. Afinal consumir esses alimentos diariamente não traz NENHUM benefício para sua saúde. Pelo contrário. Portanto tente utilizar o pó em outros alimentos, como em omeletes, folhas verdes, saladas, carnes, etc. Se acha que pão é saudável, leia esse artigo.

Concluindo: A melhor maneira de suplementar cálcio com a casca de ovo é triturando-a e adicionando a outros alimentos para que não se perceba seu sabor nem cheiro.

É Seguro?

Um outro estudo (3) relata que o uso de suplementos naturais de Cálcio é interessante por esses não terem somente Cálcio, mas também outros elementos, como Estrôncio e Flúor, que podem ter efeito positivo no metabolismo do osso.

Por outro lado, porém, a segurança no consumo de suplementos naturais sempre foi contestada por poder haver elementos tóxicos. Esse estudo foi realizado justamente para detectar a presença de possíveis elementos tóxicos na casca do ovo.

Destaco a conclusão sobre os elementos tóxicos abaixo:

“Os níveis de elementos potencialmente tóxicos Chumbo (Pb), Alumínio (Al), Cádmio (Cd) e Mercúrio (Hg) foram muito baixos assim como os níveis de Vanádio (V), Boro (B), Ferro (Fe), Zinco (Zn), Fósforo (P), Magnésio (Mg), Azoto (N), Flúor (F), Selênio (Se), Cobre (Cu) e Crômio (Cr). Grandes diferenças nos níveis de Flúor, Selênio, Cobre, Crômio e Estrôncio entre as cascas de ovos de galinhas holandesas e eslovacas, indica uma forte influência da alimentação e do ambiente em que os animais vivem.”

Os pesquisadores concluem então:

“Portanto, Pó de Casca de Ovo de Galinha parece ter uma composição Benéfica de aproximadamente 39% de Cálcio, quantidades relevantes de Estrôncio (Sr), e baixos níveis de Alumínio (Al), Chumbo (Pb), Cádmio (Cd) e Mercúrio (Hg). Ele (o pó da casca do ovo) pode ser usado como fonte de Cálcio na nutrição humana“.

Essa é a conclusão dos pesquisadores. Portanto, você pode triturar cascas de ovo e utilizar como suplementação de Cálcio. Mas se você está passando por algum problema, não esqueça de consultar seu médico. Se seu médico insistir em prescrever suplementos não naturais, envie para ele a lista de referências sobre a casca de ovo abaixo.

E para esclarecer, como ocorreu na comparação com cascas de ovos de galinhas holandesas e eslovacas, as que são do Brasil terão quantidades diferentes de alguns elementos. E importante ressaltar, o ideal são cascas de ovos de galinhas caipiras, ok?

Gostou do artigo? Faltou algo? Envie seu comentário abaixo.

 

Referências

(1) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15018022
(2) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23607686
(3) http://ps.oxfordjournals.org/content/79/12/1833.full.pdf
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25954701 – Estudo não citado no texto, achei interessante deixar a referência aqui, é sobre o uso de uma solução de pó de casca de ovo para uso na restauração de lesão no esmalte dos dentes causadas por cáries.